Suspender antidepressivos antes da psilocibina não afeta sua eficácia, sugere novo estudo

Pesquisadores da Universidade de Toronto compararam os efeitos terapêuticos de uma dose oral única de psilocibina (25 mg), administrada em conjunto com psicoterapia, em dois grupos de participantes com depressão resistente ao tratamento (DRT): indivíduos que não estavam tomando antidepressivos no momento da triagem inicial (n = 9) e indivíduos que precisaram suspender gradualmente o uso desses medicamentos para participar do estudo (n = 18). A gravidade dos sintomas foi avaliada por meio da Escala de Avaliação da Depressão de Montgomery-Åsberg (MADRS), com acompanhamento dos participantes por até dois meses após a administração da dose.

As análises mostraram melhorias semelhantes nos sintomas de depressão e ansiedade em ambos os grupos. O achado mais relevante foi a ausência de diferenças significativas entre eles nas pontuações de sintomas depressivos, ansiedade e suicidalidade. Ambos apresentaram benefícios clinicamente significativos em todos os desfechos avaliados, e a intensidade da experiência psicodélica também foi comparável entre os grupos.

Esses resultados contrastam com estudos anteriores que sugeriam que a descontinuação de antidepressivos, como ISRSs e IRSNs, poderia reduzir a resposta antidepressiva à psicoterapia assistida por psilocibina (PAP). Os autores destacam que seus achados contribuem para o crescente corpo de evidências sobre os efeitos da suspensão de medicamentos antes da PAP.

O estudo ressalta a necessidade de mais pesquisas clínicas que comparem diretamente a eficácia da psilocibina em diferentes contextos de uso de antidepressivos e que avaliem seus efeitos em indivíduos que permanecem medicados durante a PAP, uma vez que há baixa probabilidade de eventos adversos graves associados à coadministração de psilocibina e antidepressivos.

Referência

Chisamore N, Kaczmarek ES, Doyle Z, Johnson DE, Weiglein G, Meshkat S, Brudner RM, Blainey MG, Riva-Cambrin J, McIntyre RS, Rosenblat JD. Comparing Antidepressant Effects of Psilocybin-Assisted Psychotherapy in Individuals That Were Unmedicated at Initial Screening Versus Individuals Discontinuing Medications for Study Participation: Comparaison des effets antidépresseurs de la psychothérapie assistée par la psilocybine (PAP) chez les personnes non médicamentées à la sélection initiale et les personnes ayant arrêté les médicaments pour participer à l'étude. Can J Psychiatry. 2025 Oct;70(10):759-767. doi: 10.1177/07067437251328316.

Disponível na íntegra:

https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/07067437251328316

Próximo
Próximo

A reclassificação da psilocibina nos Estados Unidos: um marco histórico em análise