Psilocibina mostra potencial no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático
O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é uma condição debilitante que surge após experiências traumáticas e para a qual existem poucos tratamentos eficazes. Antidepressivos e terapias de exposição são opções atuais, mas muitas vezes não trazem alívio completo e apresentam altas taxas de abandono. Nos últimos anos, a psilocibina vem despertando interesse como possível alternativa terapêutica. Até agora, porém, seus efeitos no TEPT permaneciam pouco explorados.
Pesquisadores da COMPASS Pathfinders, em colaboração com o King’s College London e Mount Sinai (EUA), publicaram na revista científica Journal of Psychopharmacology os resultados do primeiro ensaio clínico aberto de fase 2 com psilocibina em pacientes com TEPT. O estudo envolveu:
22 participantes (63,6% mulheres; média de idade = 39 anos) receberam uma dose única de 25 mg de psilocibina sintética (COMP360).
O acompanhamento durou 12 semanas, com apoio psicológico antes e depois da sessão.
Eficácia
As avaliações clínicas mostraram reduções rápidas e duradouras nos sintomas de TEPT:
82% dos participantes responderam ao tratamento (melhora clínica significativa).
55% alcançaram remissão após 12 semanas (sem critérios diagnósticos de TEPT).
Também foram observadas melhorias no funcionamento social/profissional e na qualidade de vida.
As escalas utilizadas, como a CAPS-5 (entrevista clínica) e PCL-5 (autoavaliação), são reconhecidas para medir a gravidade dos sintomas de TEPT, como flashbacks, pesadelos, hipervigilância e evitação.
Segurança
Foram registrados 117 eventos adversos relacionados ao tratamento, sendo os mais comuns dor de cabeça (50%), náusea (36%), choro (27%) e fadiga (27%). No entanto, 91% dos efeitos colaterais desapareceram até o dia seguinte e não houve eventos graves nem desistências de participantes.
Conclusão
Esse estudo pioneiro sugere que a psilocibina, quando administrada com suporte psicológico, pode ser segura, bem tolerada e eficaz para reduzir sintomas de TEPT. No entanto, são necessários estudos maiores e mais robustos para confirmar esses resultados e avaliar a aplicabilidade em diferentes perfis de pacientes. Ainda é cedo para falar em uso clínico, mas os dados abrem uma nova e promissora frente de pesquisa no cuidado ao TEPT.
Referência
McGowan NM, Rucker JJ, Yehuda R, Agrawal M, Modlin NL, Simmons H, Tofil-Kaluza A, Das S, Goodwin GM. Investigating the safety and tolerability of single-dose psilocybin for post-traumatic stress disorder: A nonrandomized open-label clinical trial. J Psychopharmacol. 2025 Aug 29:2698811251362390. doi: 10.1177/02698811251362390.